top of page

Saiba se a Revisão da Vida Toda é para você

  • Foto do escritor: Renata Esteves
    Renata Esteves
  • 25 de fev. de 2022
  • 1 min de leitura

Atualizado: 13 de jun.

Tenha em mente que o valor da aposentadoria, a grosso modo, é uma conta de matemática: soma todos os salários e divide pelo número de salários. Uma conta de matemática de média simples.


Mas, vamos colocar mais um detalhe nessa conta: a partir da lei que entrou em vigor em 29 de novembro de 1999, o INSS deveria somar apenas os salários a partir do ano de 1994 (mais especificamente, a partir de julho de 1994, quando do Plano Real).


Acontece que, a partir da votação do Supremo Tribunal Federal, ocorrida no dia 25 de fevereiro de 2022, essa lei de novembro de 1999 terá aplicação apenas nos casos em que se mostrar vantajosa ao segurado/aposentado.


Na prática, quer dizer que, para as pessoas cujos salários foram mais altos antes de julho de 1994, a conta da aposentadoria será diferente: para elas, todos os salários vão integrar o cálculo de sua aposentadoria, inclusive os salários anteriores ao Plano Real.


Portanto, se você conhece um aposentado que:

  • se aposentou nos últimos 10 anos;

  • tinha salários muito altos logo que entrou no mercado de trabalho (por volta de 1970 e 1980);

  • contribuiu pouco ou com salários baixos entre 1994 e a data da aposentadoria.


Oriente-o a procurar um especialista para calcular qual seria o valor da aposentadoria considerando os salários da vida toda dele!

 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

Formulário de inscrição

Obrigado(a)

bottom of page