Entenda o motivo pelo qual a aposentadoria por invalidez não é mais vantajosa
- Renata Esteves

- 1 de out. de 2024
- 1 min de leitura
Atualizado: 13 de jun.
Muito já se falou de como a aposentadoria por invalidez era vantajosa, já que ela garantia 100% da média dos salários de contribuição do(a) segurado(a).
No entanto, depois da Reforma da Previdência em novembro de 2019, tudo mudou e você precisa saber como é feito o cálculo deste benefício antes de pedir pelo Auxílio-Doença ou pela Aposentadoria por Invalidez.
Agora, depois de se chegar à média dos salários de contribuição, será aplicado um coeficiente de 60%, acrescido de 2% a cada ano que exceder 15 anos de contribuição. Isso, no cálculo da Aposentadoria por Invalidez.
E aqui está o motivo pelo qual o Auxílio-Doença pode ser mais vantajoso: o coeficiente a ser aplicado na média dos salários é de 91%.
Percebe-se, portanto, que o benefício para a incapacidade definitiva só será mais vantajoso quando o tempo de contribuição exceder 30 anos.
Logo, antes de solicitar um desses benefícios junto ao INSS, é preciso não apenas analisar a documentação médica, como também calcular qual deles gerará o maior valor de renda para a pessoa que o receberá.



E eu pensando que aposentadoria por invalidez ainda era melhor.